quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Mais teorias sobre o ataque ao físico iraniano

Ainda sobre a morte do físico iraniano que causou polêmica e especulação mundial, acho que vale ressaltar a grande quantidade de possibilidades, conspirações e teorias acerca do atentado. Interessante a análise publicada hoje por Meir Javedanfar no britânico Guardian.

Meir, que é iraniano e israelense e quem tive o prazer de conhecer em Tel Aviv, em 2006, aprofunda a questão e cita mais uma das possibilidades sobre o ocorrido. Para ele, as próprias autoridades iranianas estão perdidas em relação ao caso e sabem menos do que se supõe.
Mesmo sem admitir, é óbvio, a cúpula governamental de Teerã deve estar bastante alarmada por isso. Afinal, a ausência de provas conclusivas por parte dos investigadores iranianos poderia ser interpretada como um sinal de que o país tem menos controle sobre o que se passa internamente do que o Ocidente imagina. Ou seja, a superestrutura de investigadores, milícias, agências oficiais de informação e polícias secretas não seria suficiente para frustrar um atentado dentro de seu próprio território.

E a cada hora que passa, a situação piora. E acho que o caso representa mesmo uma sinuca de bico para Khmanei e Ahmadinejad – admitindo-se, claro, que o regime não está por trás do atentado ao professor. Se não conseguir chegar aos verdadeiros culpados, Teerã vai dar sinais de fraqueza. Por outro lado, este é o tipo de investigação que requer o trabalho de agentes secretos, informantes e setor de inteligência. Ou seja, demora. E o tempo não está ao lado do Irã neste caso, acredito.
Lembro sempre que os países sunitas não podem ser excluídos de uma eventual lista de suspeitos. A rivalidade entre Arábia Saudita e Egito é crescente e um tanto tradicional. Nesta semana, por exemplo, dois dos maiores operadores de televisão por satélite do mundo árabe - Nilesat e Arabsat - tiraram do ar o canal iraniano Alaam. Nenhuma justificativa foi apresentada para isso, mas não há dúvidas de que se trata de uma atitude política. Informação é uma ferramenta poderosa de propaganda. Ainda mais no Oriente Médio.
Não me espantaria se os Estados sunitas estivessem por trás do atentado de ontem. Mas acho que mesmo se as autoridades iranianas chegarem a esta conclusão, elas irão preferir a versão já apresentada de que Israel e EUA seriam os autores do ataque.

Nenhum comentário: