sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Mubarak renuncia. E agora?

Com o principal capítulo da novela em curso – a renúncia de Hosni Mubarak -, restam mais perguntas que respostas sobre a situação no Egito. A própria natureza dos protestos contribui para o clima de indefinição que toma conta do país a partir de agora. Se a imprensa internacional vai se refestelar sobre as muitas imagens impactantes em torno deste processo, é preciso saber que a euforia terminará em algum momento. E como a vida real não é novela, este capítulo não é o último.

Lembrando sempre que o objetivo dos manifestantes era derrubar o presidente de três décadas de mandato. E ponto final. Se a partir de amanhã ou domingo – quando a semana começa nos países árabes – o Egito vai se tornar uma real democracia, aí é uma outra história. Uma outra História, de fato. Afinal, é preciso dizer que a queda de um ditador não se traduz necessariamente no nascimento de um regime realmente livre ou popular. Há muitos passos até que isto aconteça. No caso egípcio, no entanto, há certa justificativa para os otimistas: por mais repressor que Mubarak tenha sido nesses 30 anos, o país possui instituições democráticas; não será necessário construí-las a partir do zero. As instituições existem. Eram reprimidas, ofuscadas, ameaçadas, mas existem.

Com a renúncia de Mubarak, o exército do Egito passa a agir como o agente que vai garantir reformas. Isso causa arrepios. Ainda mais a nós brasileiros, que vivemos história tão semelhante. Mas há diferenças em relação ao Egito. As forças armadas seculares podem servir, inclusive, como contenção a um eventual esforço de poder por parte da Irmandade Muçulmana. Muita gente tem comentado com entusiasmo que o Egito pode se tornar uma espécie de Turquia, país muçulmano que encontrou sua própria maneira de lidar com o islamismo político.

Esta análise é correta até certo ponto. As eleições deste ano na Turquia podem vir a marcar uma virada neste suposto equilíbrio. O islamismo político representado principalmente pelo primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan ganha força a cada dia, desafia os EUA e se alia a Irã e Síria. Fora o fato de que o nascimento dos modernos Estados turco e egípcio seguiu caminhos bem distintos. Mas o exército da Turquia acabou por se tornar uma entidade em parte ideologicamente independente, uma espécie de bastião do secularismo nacional. Daí as esperanças depositadas nas forças armadas do Egito.

Não apenas por este papel supostamente transitório acredito que os militares egípcios terão papel central no novo jogo político. Mas também porque, na posição de força do regime, eles serão um dos principais focos de atração dos muitos interesses em jogo. Num processo de retorno à democracia, o exército representa o poder coercitivo com o qual cada um dos grupos que se aglomeram neste novo cenário vão querer contar.

Nenhum comentário: