quarta-feira, 30 de março de 2011

Discurso de Assad mostra que repressão síria não deve recuar

E Bashar-al Assad decidiu se pronunciar. Aos que imaginavam – e me incluo neste grupo – o anuncio de mudanças profundas, o presidente sírio fez questão de desapontar mais uma vez. No entanto, diante de uma plateia de seguidores, não entrou em detalhes quanto a reformas. Mas fez questão de enviar mensagem de que não irá manter seu aparato militar de braços cruzados diante da escalada das manifestações.

 

Num primeiro momento, logo após o surgimento dos primeiros focos de insurgência, o governo sírio apontou com a possibilidade de pôr em prática um pacote de medidas: aumento dos salários de funcionários públicos e relaxamento das restrições às comunicações estavam entre as alternativas que Assad imaginava que pudessem conter os protestos. O problema é os presidentes depostos de Tunísia e Egito já haviam tentado acalmar os ânimos de seus cidadãos com as mesmas determinações. E todo mundo sabe que nada disso adiantou.

Talvez por isso Assad tenha optado por outro rumo. Em vez de tentar correr atrás do tempo perdido, preferiu reafirmar que o poder está a seu lado. E como tenho escrito durante esta temporada de crises, nada mais importante aos resultados das manifestações do que saber a qual das partes envolvidas pende o poder coercitivo. E este não é um fator determinante somente no mundo árabe, mas em todas as ocasiões em que há disputas internas em qualquer país. No final das contas, um dos aspectos mais importante dessas disputas é a fidelidade das forças armadas. Para ser mais claro, Mubarak só caiu porque o exército se recusou a combater os manifestantes populares.

Por ora, há um enorme ponto de interrogação quanto aos destinos da crise síria. As palavras de Assad podem ser interpretadas como ameaça. Ao dizer que vai exercer sua grandiosidade moral e perdoar os que até agora protestaram contra o regime, também deixa implícito que tudo o que ocorreu até agora é o limite do que está disposto a tolerar. Para bom entendedor, o aviso está dado. Diante de demonstrações ainda mais contundentes, Assad irá usar o monopólio da força a seu dispor.

Em boa parte, ao contrário de Khadafi, o presidente sírio tem a seu favor as palavras de Hillary Clinton e o discurso de Obama. Pode parecer estranho – e de fato é –, mas a secretária de Estado ter ido a público laurear Assad como “reformista” acabou por servir como chancela a seu governo. O mesmo vale para as palavras do presidente americano, que deixou claro não ter intenções de realizar novas incursões no Oriente Médio de forma a interromper eventuais conflitos internos onde os direitos humanos estejam em risco. É claro que não foi esta a intenção das autoridades americanas, mas foi assim que o presidente sírio interpretou a mensagem. E, no fundo, ele não está completamente errado.

Se antes Assad se fixou no quadro interno, agora parece ter analisado a figura mais ampla. E ela é favorável à Síria. Não é de se ignorar o fato de que a maior potência militar do planeta não está disposta a atacar o país. O presidente sírio não é bobo. Aprendeu com as lições de Tunísia e Egito e não dá brechas para que suas forças armadas se solidarizem com os manifestantes. Ao mesmo tempo, deixa claro que leva em consideração algum tipo de coerção aos protestos. E sabe que não pode perder a mão quanto a intensidade da violência nas repressões. Mas pode ficar tranquilo porque Washington o considera um “reformista”.

Nenhum comentário: