segunda-feira, 14 de março de 2011

Tsunami, terremoto e crise política no Japão

Se é minimamente possível dizer tal absurdo, arrisco-me na tarefa de afirmar que o maior beneficiário do terremoto no Japão é Muamar Khadafi. Tal conclusão é um tanto óbvia, devo admitir. Por outro lado, em meio aos milhares de infográficos, entrevistas com geólogos, dados de engenharia e explicações quanto aos movimentos das placas tectônicas que geram tremores e tsnunamis, ainda há algo a ser dito sobre o cenário político japonês.

 
A verdade é que sempre após catástrofes desta magnitude, a imprensa se dedica ao escrutínio que lhe cabe. É correto fazer isso, mas a onda de informações e números é tão intelectualmente arrasadora quanto as ondas que de fato geraram as imagens impressionantes que vemos e revemos incessantemente. Por conta desta comoção – que, vale dizer, é humanamente justificada – o cenário político imediatamente anterior à tragédia foi devidamente esquecido.

 
Muita gente deve ter visto uma imagem do parlamento japonês no momento em que os lustres começaram a vibrar. Naquele instante, a oposição do país pedia a renúncia do primeiro-ministro Naoto Kan – o quinto a ocupar o cargo nos últimos quatro anos. Há denúncias de corrupção, incluindo o recebimento de doação ilegal durante a campanha. Além disso, o país se encontra na porta de entrada de uma violenta crise econômica.

 
“Se não fosse pelo crescimento do mercado chinês, o poder de recuperação de sua indústria e a propensão de seus cidadãos à poupança, o Japão estaria na lista das próximas crises dos mercados financeiros”, escreve Adrian Hamilton no britânico Independent.

 
A situação é ainda pior, vale dizer. Os fazendeiros do país – grupo politicamente importante – respondem por apenas 1% da economia, mas usufruem de taxas de proteção significativas. Como já se sabe que muitas das plantações foram completamente devastadas, o governo está diante de escolhas que podem mesmo mudar comportamentos sociais tradicionais – numa sociedade que mescla modernidade e tradição, lugar-comum que define bem o país.

 
Se por um lado as autoridades poderão interpretar a catástrofe como oportunidade para realizar mudanças – muitas delas exigidas pela oposição e por setores da população insatisfeitos –, será preciso realizar enormes gastos nos esforços de reconstrução. Já se fala, inclusive, num “New Deal” japonês – o Banco Central emitiu comunicado afirmando estar pronto para despejar 183 bilhões de dólares no sistema bancário de forma a manter o funcionamento dos mercados.

 
Mas dinheiro está longe de ser a solução dos problemas. Numa sociedade altamente inserida no universo tecnológico (aliás, o país existe em simbiose com a tecnologia de ponta), a energia é combustível intelectual, industrial e econômico. Desde os terremotos, 11 dos 55 reatores nucleares (responsáveis por mais de 15% da energia consumida) deixaram de funcionar. E se a opção nuclear tem sido criticada por conta de seus riscos, sempre é preciso lembrar que, pelo menos no caso japonês, a alternativa nasceu justamente da ausência de recursos.

Nenhum comentário: